domingo, 29 de março de 2015

Saison Beer / Eisenbahn Saison / Saison Apricot Bodebrown

Saison Beer - bestofbrussels.wordpress.com
A cerveja Saison é essencialmente uma Pale Ale com teor alcoólico aproximado de 7%, altíssima carbonetação, com aroma e sabores frutados e condimentados. A cerveja mestre em termos de Saison atualmente é a Saison Dupont Vieille Provision.

Esse tipo de cerveja costumava ser feito nos meses mais frios e com menor atividade nas fazendas de antigamente (como todos os outros estilos, conforme já descrito em outros posts), e então reservada para consumo ao longo do verão. A sua origem situa-se na região da Walônia, mais precisamente na província de Hainaut, na parte francesa da Bélgica. A cerveja era feita, como mencionado, nos meses mais frios, do final do outono ao início da primavera, uma vez porque a refrigeração era precária ou inexistente, e a fermentação podia então ser melhor controlada quando do frio ambiente, outra para manter ocupados os servos fixos das fazendas da época, já que o trabalho nos campos cheios de neve era quase inexistente e por fim ainda para gerar bagaço, o qual podia ser incorporado à ração dos animais durante os meses frios. Em seguida, a cerveja era consumida ao longo dos meses mais quentes, quando os fazendeiros também contratavam os trabalhadores temporários –„les saisonniers“-, que tinham direito a até cinco litros de cerveja por dia trabalhado. Essas cervejas tinham um teor alcoólico menor que as Saisons atuais, variando de 3% a 3,5%. 

quarta-feira, 4 de março de 2015

Karmeliten - Brocardus 1844

Ilustres,


em minha última visita à Alemanha, certo dia me deparei com uma caixa bem peculiar no supermercado. Era uma caixa toda estilizada, de metal, contendo nada menos que 12 garrafas de cervejas produzidas por cervejarias artesanais da Bavária. Eu bem que gostaria de postar uma foto da caixa aqui, mas como tive meu celular roubado recentemente, e as únicas fotos que eu tinha estavam nele, vou ficar devendo. De qualquer forma seguem nesse post algumas fotos de algumas das garrafas, aquelas nas quais eu tive a sensata ideia de fotografar com a máquina, sugiro scrollarem até o final do post para vê-las.

Eu acabei por beber a grande maioria das cervejas por lá mesmo, e infelizmente não me dei ao trabalho de anotar as minhas impressões; mesmo porque acho muito chato quando o sujeito fica anotando coisas e fazendo observações pedantes em meio a uma roda de amigos que não quer nada mais que apenas beber sua cerveja em paz. Pois bem, dessa forma restaram-me apenas as fotos de minha câmera. Bem, quase, porque eu acabei por trazer duas garrafas aqui para nossa terrinha.

Como não sei quando volto ao solo germânico, fiquei guardando esses dois exemplares com distinto esmero; até que aquela fatídica data de vencimento acabou por se aproximar. Não tive escolha, e acabei por levá-las ao matadouro (ok, na verdade tirei-as do armário, levei-as à geladeira, da geladeira ao copo, e aí sim, ao triste fim).

Enfim, desta feita aproveito esse post para escrever um pouco sobre a Karmeliten Spezialbier Brocardus 1844. Essa cerveja é feita com três tipos de malte e dois lúpulos especiais de Hallertau.