domingo, 7 de junho de 2015

Haller Löwenbräu/Mohrenköpfle

Hoje, após longos 10 meses, venci a inércia, a burocracia e a minha própria síndrome de esquilo. Ataquei uma das cervejas que há mais tempo vinha guardando para ocasiões especiais. Assim como descrito nesse post aqui, essa cerveja também foi adquirida quando de minha última visita ao solo germânico. Provavelmente esse também foi um dos fatores que me fez ficar receoso sobre a tomar ou não a cerveja, já que agora não resta mais nenhuma daquela viagem.

Fato é que a data de validade estava expirando….mentira, eu admito, ela já havia expirado. Dessa forma, pra não correr o risco de ficar com uma linda garrafa cheia de vinagre em mãos, tive que fazer o „sacrifício“. Ainda bem que a cerveja ainda estava em ótima forma, nada de estragado, nada de gosto ou aroma suspeitos, para a minha sorte.

Mas chega de conversa, vamos lá para algumas informações acerca dessa simpática cervejaria e sua por mim degustada filhota.


A cervejaria Löwenbrauerei Hall Fr. Erhard GmbH & Co. KG é uma cervejaria particular de médio porte localizada em Hohenlohe. Haller Löwenbräu, como é normalmente conhecida, é uma empresa familiar desde a sua fundação, em 1724, e emprega atualmente aproximadamente 70 funcionários.

As origens da Löwenbrauerei Hall datam do ano de 1724, quando Georg Friedrich Deutelin, da tradicional família Deutelin de Hall, construiu seu restaurante com cervejaria anexa, chamado Zum Löwen (nome pra lá de comum entre os restaurantes alemães). Friedrich Erhard, um fabricante de cerveja da região, casado com uma moça da família Deutelin, ampliou a cervejaria local, sendo assim um dos fundadores da Löwenbrauerei Hall. Desde a sua criação, a cervejaria está em posse da família Deutelin.
Antiga cervejaria - haller-loewenbraeu.de

A construção de uma nova cervejaria aconteceu em 1903, no subúrbio de Haller. No final dos anos oitenta, motivada pela falta de espaço da antiga cervejaria, a empresa mudou de endereço para a Ritterwiese, no centro antigo da cidade. Desde então toda a produção da cervejaria é oriunda desse local.

Os ingredientes necessários á produção da cervejaria são obtidos exclusivamente da própria região. A água provém de fontes da floresta que rodeia a cidade, e o lúpulo e o malte provém de produtores dos estados de Bayern e Baden-Würtemberg, desde que próximos à cervejaria.
Interior da nova cervejaria - haller-loewenbraeu.de

Dentre as cervejas disponíveis, a cervejaria conta tanto com rótulos disponíveis o ano todo, como com rótulos sasonais:

O ano todo: Meistergold, Limes Pilsner, Edel Pils, Radler, Meistergold Alkoholfrei, Hefe-Weizen, Hefe-Weizen Dunkel, Kristallweizen, Hefeweizen Alkoholfrei, Schwarzer Löwe, Mohrenköpfle.

Sasonais: Weizen Grape, Volksfestbier, Weihnachtsbier, Osterbier, Böckle, Mai-Böckle.

A cerveja em si


A cerveja Mohrenköpfle deve o seu nome à espécie de porcos muito comum em sua região de origem, e o apelido dado a esses animais por lá. É feita com três tipos de malte, que garantem um sabor maltado e com boas notas de caramelo, sem deixar o lúpulo completamente de lado.

O aroma da cerveja em si é doce e bastante caramelizado, com certa complexidade.  Uma vez desepejado no copo, a formação de espuma é intensa e muito rápida; a retenção que se segue é demorada e permanece mesmo após alguns minutos. A coloração da cerveja é dourada/âmbar.

Apesar da intensa formação de espuma, uma vez na boca a sensação de carbonetação não é intensa, aliás muito pelo contrário. O sabor mantém a pegada maltada e de caramelo, nada extremo, bem equilibrado. A sensação como um todo é de um mouthfeel muito cheio, certa adstringência e um todo seco, assim como o retrogosto, igualmente seco, além de bastante curto. 

Não há como negar um certo quê de melaço, tanto na consistência (mouthfeel) quanto no sabor de caramelo. O interessante é observar que, como dito, apesar das fortes notas caramelo e tom de melaço, o doce não é enjoativo, talvez contrabalanceado pelo lúpulo, que apesar de coadjuvante, serve para equilibrar o sabor como um todo.

Gostei da cerveja, nada muito espetacular, mas pontua em termos do malte muito presente sem ser enjoativo. 

Wir hopfen alles Gute!
Wilhelm Stein

Nenhum comentário:

Postar um comentário