terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Dead Frog - The Classic - Nut Brown Ale

Caríssimos,

Eis que, após muitos meses de meditação e avaliação, me rendi aos encantos prometidos pelo Beer Pack do Clube do Malte aqui em Curitiba. Estava em dúvida sobre se valia a pena e tal, mas no fim não pude negar que a ideia de ter 4 garrafas e um copo sendo entregues em minha residência todos os meses, sem nenhum esforço, é realmente genial (e confortável!).

Bem, esse mês de fevereiro, meu primeiro mês, foi o “Mês das Cervejas Canadenses”. Para tanto o Clube escolheu a cervejaria Dead Frog, fundada em 2006 em Aldergrove BC. As quatro garrafas que compunham o set eram:

  • The Classic – Nut Brown Ale 5%
  • The Session – Vienna Lager 5%
  • The Bold – Belgian Pale Ale 5%
  • The Fearless – IPA 6,5%

As quatro cervejas Dead Frog e o copo do Beer Pack

Prometo escrever um pouco mais sobre a cervejaria em um post a ela dedicado. Por hora vai aqui a minha avaliação acerca da The Classic. Como eu não conhecia essa cervejaria, resolvi começar com aquela que promete ser a mais tradicional, certo? Além disso, Nut Brown Ale é sempre convidativo em uma noite chuvosa e levemente fria de Champions League!


Aqui vai:

Dead Frog - The Classic - Nut Brown Ale
A The Classic é uma cerveja que já de cara prometeu muito, uma pelo seu estilo sempre convidativo, e segundo pelo rótulo descontraído, além, é claro, por ser canadense, um país cujas cervejas não aparecem a torto e a direito em terras tupiniquins.

Bem, a formação de espuma da Classic é boa e fácil, ainda que a altura seja média no envase e baixa na retenção; retenção aliás que é excelente, não deixando o tapete de bolhas fininhas e uniformes desaparecer nenhuma vez ao longo da degustação. O lacing também é muito generoso, deixando largas ilhas de bolhas igualmente pequenas e uniformes no copo. A coloração é muito escura, dum âmbar passando por um vermelho acentuadamente negro.

O aroma é uma explosão de caramelo e um doce só. O malte dá as caras ao lado do caramelo, mas se a ideia era trazer nozes e chocolate, não saiu tão bem; as nozes se esconderam tão bem que ainda as estou procurando e o chocolate é tímido, dando as caras aqui e ali mas quando mal se vê, já fugiu. Em suma é um pacotão de caramelo e malte, mas muito refrescante.

Uma vez na boca, percebe-se logo a forte carbonetação espalhada por todos os cantos da língua e abaixo dela. Novamente o malte predomina, com notas perceptíveis de chocolate e caramelo; um mouthfeel bastante agradável e cheio, ainda que consideravelmente adstringente. O corpo é médio. O lúpulo se esconde demais, mas nada que fuja às características do estilo; apenas deixa o amargor em quinto plano. Álcool também imperceptível. O retrogosto é imediato, muito seco e demorado; muito bom por sinal.

Os pontos altos ficam por conta do mouthfeel e do retrogosto seco e característico. Não é nada espetacular, mas também está longe de ser fraca. É gostosa e agradável, sendo ótima para se distrair quando o objetivo não é voltar as atenções única e exclusivamente à cerveja; mas nada com o qual se aprenda uma grande lição de cerveja ou novos truques.


Enfim, eu recomendo, ela é bacana como um todo.

Dados:

Estilo: Nut Brown Ale (English Brown Ale)
Puro Malte
Graduação Alcoólica: 5,0%vol.
Lúpulo: Willamette
Malte: Black, Cara 20, Cara 30, Chocolate, Special B (2 rows)
IBUs: 20

Preço: Cerveja inclusa no Beer Pack do Clube do Malte (R$ 79,-/Mês)
Site: Aqui

Minha avaliação

Avaliação geral: 3,5/5,0
Aroma: 6/10
Aparência: 4/5
Sabor: 14/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 7/10


Wir hopfen alles Gute!

Wilhelm Stein

Nota: essa avaliação é minha avaliação pessoal; cada pessoa tem a sua própria impressão e, se as notas de dois avaliadores forem idênticas desconfie; trata-se de valores e impressões subjetivas, é natural que as notas variem de um para outro. Mas mais importante do que isso, não deixe que a avaliação de uma pessoa interfira ou influencie o que você sente pela cerveja. A cerveja não requer esse tipo de regras ou soberba de um ou de outro em relação ao que acha da cerveja. A melhor cerveja para mim pode ser a pior para você, e vice-versa; essa avaliação não passa de uma ideia geral que eu tive, baseada em experiência, estado de espírito quando da degustação e comparações com cervejas semelhantes, degustadas em outros carnavais, além do estudo acerca de cerveja, seus estilos, etc. A avaliação que dei aqui é a mesma que dei no site BREJAS; caso tenha interesse ou alguma dúvida sobre como avaliar uma cerveja, veja esse pequeno guia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário