segunda-feira, 27 de maio de 2013

Brasserie d'Achouffe - O mais simpático dentre os gnomos lupulados


 Confrades, sugiro escutarem a musiquinha da Chouffe, colocarem aquela toquinha de inverno vermelha que sua avó fez, darem uma coçada em suas longas barbas brancas enquanto dão uma olhada nessa breve contextualização dessa simpática cervejaria, produtora de cervejas belgas no mínimo bacanas. Pois então vamos lá:

A Brasserie d’Achouffe é uma cervejaria belga situada na região das Ardenas, na província de Luxemburgo. A sua história inicia nos idos dos anos 70, quando Pierre Gobron e seu cunhado Chris Bauweraerts tiveram a ideia de fazerem a sua própria cerveja, a princípio apenas como hobby. A primeira produção contou com 49 litros de La Chouffe, como decidiram chamar a cerveja recém nascida. Pierre e seu cunhado tiveram o grande mestre Pierre Celis como inspiração nessa fase inicial, motivo pelo qual procuraram se basear em procedimentos semelhantes aos utilizados, por exemplo, na produção da cerveja Hoegaarden Grand Cru.



Pouco tempo depois, no ano de 1982, Pierre e Chris decidiram iniciar a producao commercial de cerveja, levando o negócio cada vez mais a sério. O excelente aroma da cerveja, aliado ao simpático gnomo presente em todas as garrafas foram a mistura perfeita para que a cervejaria ganhasse em adeptos e logo vingasse no mercado BeNeLux. Devido a essa forte expansão, a cervejaria se viu obrigada a mudar o local de suas instalações 6 vezes nos 25 anos que se seguiram. A principal mudança aconteceu com o deslocamento da planta de envase para o município de Fontenaille, a aproximadamente 4km de distancia.

No ano de 2006 a grande cervejaria Duvel Moortgat comprou a Brasserie, dando continuidade às mudanças e expansões dessa. Dentre as maiores mudanças estão a introdução de garrafas tanto de 33cl quanto de 75cl, e um aumento de mais de 100% na produção das bebidas.

As cevejas atualmente produzidas pela Chouffe são:
•  LaChouffe, (Helles) desde 1982; 8% ABV e 25 EBUs
•  McChouffe, (Scotch Ale) desde 1987; 8% ABV e 25 EBUs
•  Chouffe Bok 6.666, desde 1991; 6,6% ABV e 35 EBUs
•  N’IceChouffe, (cerveja natalina) desde 1993; 10% ABV, com tomilho e curaçao, 25 EBUs
•  IPA-TripelHybrid Houblon Chouffe, (Golden Ale) desde 2006; 9% ABU e 50 EBUs
•  Kwelchouffe, (Pale Ale); 8,5% ABV
•  Bière de Mars (cerveja sasonal); 7,5% ABV
•  Bière du Soleil (cerveja sasonal); 4,5% ABV


A La Chouffe, como é conhecida a Brasserie, conta atualmente com 23 funcionários (2013) e é comercializada em 20 países, sendo que a LaChouffe Blonde é também produzida em Montreal no Canadá, sob licença, pela Brasseurs RJ. A produção anual da cervejaria é de aproximadamente 21.000 Hectolitros e o principal mercado consumidor continuam sendo os países baixos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário